terça-feira, 12 de março de 2019

Não é (e é) sobre ter todas as "coisas" do mundo pra si

É sobre escolhas...

As escolhas que fazemos dia a dia sobre dar uma moeda ou prato de comida à um pedinte nas ruas; sobre ir para Miami, Búzios ou Teresópolis; sobe escolher o vestido vermelho ou o tailler pretinho; sobre estar entre amigos ou com aquele que você gosta mas não curte os seus amigos.
É sobre escolha! Sempre sobre escolhas!

É sobre definir quem somos a partir das nossas escolhas e definir quem seremos depois de decidi-las. E mais, é sobre entender que muitas vezes essas escolhas podem nos fazer magoar os outros. É sobre definir o caminho mais curto ou o caminho mais alegre. E entender que eles quase nunca andam juntos.

É sobre querer a melhor companhia pra si (que nem sempre é o melhor!). Por que as vezes, as pessoas estão conosco pelo que podemos (ainda que de maneira involuntária) oferecer à elas. São as ervas daninhas que se fazem importantes na nossa vida e nos afastam de tudo o que nos faz bem e feliz e nem percebemos. Por que nos contentamos em "completar" alguém que é sempre vazio?!

É sobre entender que nós somos donos dos nossos destinos, e que pode parecer clichê, mas não da para creditar à quem não consegue estar bem consigo mesmo a felicidade de outrem. É sobre entender que o mundo da voltas e novas chances. Chances para novos amigos, para novos pedidos de desculpa e para novos recomeços....

É sobre saber e (não saber) que em algum lugar alguém espera por ti... Mas se você não estiver atento, vai acabar se perdendo em si nas voltas que o mundo te oferecer em forma de chances de ser feliz.... um dia, ou para sempre....

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

A polêmica do Plástico

Chegou a vez do canudo. Ele é o vilão da fila. Esse filão imensurável que cria protestos, páginas de abaixo-assinado, engajamento de atores e personalidades e tudo mais. De fato, Brasil!?

Por que é mais fácil condenar o canudo e ponto. (.)

Acredito sim que o canudo polua o meio ambiente, mas não entendo por que a sacola plástica que também é poluente, e que também mata e causa danos aos animais marinhos, e que já teve seu tempo de vilã, provocando em muito lugares a criação de leis para que fosse banida, não o são. E o copo descartável de plástico? (hummmmm! EUREKA!!! Os dois últimos têm a  ver com a economia de mercado e dos mercados não é?!) Proibir sacolas e copos pode causar um grande problema aos supermercados que não estão pagando multas ainda por continuarem utilizando esses produtos e tampouco dando desconto aos clientes que levam suas sacolas para colocar as compras.

Não estou defendendo o uso de canudos, copos ou sacolas, mas acho que devem criar medidas que possam substituir o que esta sendo "arrancado" de circulação. Canudos de papel são extremamente caros. Quer beber água de coco na praia? pelo bem dos animais e da sua consciencia ecológica que não sofreu influencia das propagandas viralizadas na internet, você deveria levar seu canudo de ferro/ inox, vidro (ou seja lá o que for) toda vez que saísse às ruas. Sim, aqueles canudos super baratos, que cabem em qualquer bolso (super higiênico, não?!), que você pode lavar na pia do banheiro do restaurante que você frequenta para poder usar em varias ocasiões.

Repito, não defendo o uso de destacáveis. Mas acredito na educação sustentável. Ensina o teu filho a jogar o lixo no lixo. Se possível, educa ele ensinando as cores das lixeiras para que ele não só poupe o trabalho de quem recicla, como também poupe o tempo do lixeiro. Seria uma forma mais barata, menos danosa ao comercio e ao comerciante e mais satisfatória para a sociedade. Não é só a educação para o lixo, mas a educação de modo geral, que pode contribuir para uma evolução que vai além das modas ditadas pelas redes sociais e que entram de forma subliminar na sua mente.

Não usar o canudo de plástico e continuar usando a sacola plástica do mercado ou o copo descartável não te faz ter a consciência mais leve por que você ajudou uma tartaruga.

Mais uma vez, a sutileza do detalhe não esta na moda, ela esta na forma com que você é educado e educa o mundo! Lembre-se  disso quando recusar o canudinho e usar uma sacola!

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Quando desejamos ser felizes

Quando desejamos ser felizes... Caramba!

O caminho é longo e a lista de coisas a se abrir mão é enorme. Felicidade é artigo de luxo hoje em dia! É amigos, a felicidade não esta no chopp, no samba e tampouco nas pessoas que nos cercam. Ela esta em nós mesmos. Esta onde não temos, muitas vezes, a capacidade de buscar.
Estranho, não é?!

Mas,
Eis o preço da felicidade! Abrir mão daquilo que não te faz bem mesmo sabendo que isso pode prejudicar o próximo.

As pessoas nos dizem certas coisas e acabamos nos estressando com isso.
As coisas acontecem e não temos como evitar, acabamos nos estressando com isso também.
O momento esta passando e não podemos nos agarrar nas oportunidades que ele traz consigo.

E ai?
Como ser feliz??
Dificil. Muito dificil!

Dificil entender que precisamos, nesse mundo de muita cobrança e de pouca paciência, olhar pra dentro da gente e entender que se não nos amarmos não seremos felizes.
Difícil entender que o próximo muitas vezes se aproxima da gente para sugar o que podemos (e não podemos) dar pra ele. E quando isso acaba... Humpf... o próximo se distancia. Aqui a gente tem certeza de que ele nunca foi próximo mesmo. Mas que sempre fingiu bem.
Difícil passar por alguém na rua que precisa de fato de um prato de comida, um copo d'água ou só uma conversa mesmo. Mas estamos com tanta pressa que não olhamos para o lado... e quando olhamos... não vemos essa necessidade... ou pior... a vontade de ajudar quem realmente precisa é sucumbida pela pressa ou pela conversa ao celular.

Felicidade é respeito também!
Num tempo de imediatismos, é ler e responder mensagens no whats app, é ler responder e-mails ou SMS. É saber dizer obrigada quando alguém faz algo pela gente mesmo sem que precisemos pedir (esse é amigo de verdade. Aquele que quer que você divida o peso dos seus problemas com ele a fim de reduzir o peso do seu fardo). É saber falar com calma e paciência com as pessoas por que não sabemos os problemas pelos quais elas estão passando.

Felicidade é procurar no amigo um esteio e saber que na verdade, não procuramos, ele sempre esteve lá. O amigo e o esteio. É saber que temos amigos tão parecidos com a gente que poderiam ser irmãos. É entender o real sentido do "eu te amo", mesmo quando não se faz necessário!

Felicidade é entender que em tempos de guerra, almas gêmeas existem, mas temos que ter a sutileza de encontra-la nos detalhes, nas falas, nas pedras que nos atiram e acima de tudo, nos insultos daqueles que desejam ser como nós, mas não conseguem se libertar da necessidade do PODER em detrimento do SER.